Tipos de Alergia

Os tipos mais comuns de alergia são:
·                    Alergias alimentares
·                    Alergias de pele
·                    Alergias respiratórias
·                    Alergias oculares
·                    Outras alergias

É importante ter em mente que a alergia se modifica, evolui, some e aparece, melhor e piora, conforme o tempo, estímulos e idade. Por isso, a reavaliação constante é necessária.


EUROIMMUN Brasil

Rinite e Conjuntivite. Alérgica: Reação de hipersensibilidade imunológica no nariz (rinite) e região ocular (conjuntivite) mediada ou não por IgE. A participação do IgE ainda não é clara. É possível ainda subdividir em grupos alérgicos intermitente e persistente, dependendo da duração dos sintomas.
Casos não alérgicos: no caso da rinite pode ser originada de hipersensibilidade a aspirina, infecções, efeitos colaterais medicamentosos sistêmicos e abuso de descongestionantes nasais, entre outros. Já as outras formas de conjuntivite sem mediação do sistema imunológico são nomeadas de acordo com as recomendações dos especialistas de cada área específica.

Rinoconjuntivite alérgica: Sintomas de reações de hipersensibilidade mediada pelo sistema imune, a nível do nariz e conjuntiva, que são na maioria dos casos são mediados por IgE.

Asma Alérgica: Reação de hipersensibilidade imunológica na região pulmonar mediada ou não por IgE. A participação ou não do IgE ainda não é clara. Os anticorpos IgE, podem iniciar reações alérgicas imediatas ou tardias. Enquanto reações associadas de células T parecem ser da maior importância em reações tardia. É possível ainda subdividir em grupos de asma alérgica intermitente e persistente, dependendo da duração dos sintomas.
Recomenda-se, que os termos anteriores, “extrínseco” e “intrínseco”, “exógeno” e “endógeno”, não sejam mais utilizados como subgrupos de asma alérgica e não alérgica.

Alergias na pele: diferentes doenças com mecanismos patológicos distintos podem ser manifestar na pele, não havendo uma uniformidade da sintomatologia, como também é visto nos casos de alergia respiratória. Sendo as principais doenças alérgicas observadas na pele:
·                    Urticaria
·                    Angioedema
·                    Eczema/Dermatite de contato alérgica
·                    Erupções medicamentosas exantemáticas.

Eczema/Dermatite: Os termos eczema e dermatite são comumente encontrados como sinônimos na literatura. Podem ser divididos em: de contato, atópico, numular ou seborreico, sendo os dois últimos de patogênese desconhecida. O Eczema/Dermatite atópico é um conjunto de várias doenças com características clínicas comuns, podendo assumir o termo mais apropriado de Síndrome de eczema/dermatite atópica (SEDA). Da mesma maneira, alguns subgrupos que se relacionam como, por exemplo, a asma e a rinoconjuntivite alérgica, podem ser apelidados de SEDA IgE-associados.

Alergia alimentar: a hipersensibilidade alimentar é iniciada por reações adversas ao alimento. A hipersensibilidade alimentar alérgica é caracterizada pela participação de mecanismos imunológicos. Quando a participação de anticorpos IgE é pronunciada, pode ser denominada Alergia alimentar mediada por IgE

A hipersensibilidade a medicamentos é originada por efeitos colaterais às substâncias presentes nos medicamentos e pode ser encarada da mesma forma da hipersensibilidade alimentar, podendo ser subdividida em alérgica e não alérgica, dependendo da participação ou não do sistema imune. O termo alérgico e não alérgico segundo a participação ou não do sistema imune também é aplicado para a hipersensibilidade a venenos, sendo também uma reação adversa ao veneno injetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário