A História

// Entendendo a Alergia

A alergia é uma doença que sempre esteve presente na literatura. Hipócrates, pai da medicina, 400 anos a.c., descrevia uma “dificuldade respiratória” similar ao que hoje conhecemos como asma.  Lucrécio, no primeiro século depois de Cristo, escreveu: “o que é alimento para alguns pode ser para outros, veneno violento”.
O termo “alergia” passou a ser usado em 1906, criado pelo pesquisador austríaco Clemens F. Von Pirquet. Na época a alergia compreendia um termo geral para aumentos e diminuições da reatividade, ou seja, reações de hiper e hiposensibilidade. Atualmente a alergia compreende somente as reações de hipersensibilidade imunológica especifica contra antígenos habitualmente inofensivos para a maioria das pessoas. Pirquet já dizia que a reatividade dependia não só das substâncias exógenas, quanto de fatores endógenos do próprio organismo. (2)

O conceito de atopia foi descrito pela primeira vez em 1923 por Coca e descreve uma tendência familiar para produzir anticorpos da classe IgE contra alérgenos ambientais, geralmente proteínas. Vale ressaltar que o termo “atopia” não é sinônimo de "alergia", ele apenas abrange uma "predisposição" devido a fatores congênitos ou hereditários. Atualmente, as doenças atópicas são a asma, a rinite (ou rinoconjuntivite)alérgica, e a dermatite atópica. (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário