DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - EUROIMMUN Brasil

Como nem sempre os sintomas são associados a alergia, muitas vezes o médico especialista não é consultado. O diagnóstico correto é muito importante nesses casos, para que o tratamento adequado seja aplicado, o que na grande maioria dos casos alivia os sintomas e melhora a qualidade de vida do alérgico. Para o diagnóstico correto deve-se levar em consideração os quatro pilares do diagnóstico de alergia:
4 Colunas do diagnóstico de Alergia - EUROIMMUN Brasil
As 4 Colunas do diagnóstico de Alergia - EUROIMMUN Brasil
Assim, o diagnóstico se inicia com a anamnese, cujo histórico deve ser compatível com doença alérgica e outras doenças com sintomas semelhantes devem ser descartadas. Em seguida, os componentes aos quais o paciente foi ou é exposto devem ser investigados, permitindo a sugestão das possíveis causas das alergias. E finalmente os testes sorológicos, que confirmam as suspeitas e indicam o alérgeno desencadeador da hipersensibilidade, possibilitando ao clínico indicar as medidas terapêuticas mais apropriadas para melhora dos sintomas e prevenção de nova exposição ao alérgeno.

Os testes sorológicos (in vitro) são os mais confiáveis, mas a interpretação deles deve ser cuidadosa. Resultados positivos indicam somente que houve uma sensibilização. A interpretação final dos exames, que deve ser associada a outros exames prévios e à clínica do paciente, deve ser realizada pelo profissional especializado capacitado, para que o tratamento definido seja realmente o mais apropriado.
Existem casos de alergia não associados ao anticorpo IgE, entretanto as pessoas alérgicas em geral apresentam níveis de IgE no sangue elevados. A dosagem de IgE especifico à um alérgeno é essencial para determinação do estimulo da alergia. Ou seja, com a dosagem de IgE determina-se a alergia e possivelmente o nível de resposta alérgica, e a especificidade do IgE determina o causador da alergia. (5)

A alergia não tem cura, mas seu controle é essencial, sendo possível em alguns casos a total eliminação do agente causador. O tratamento em geral visa aliviar os sintomas, afastar o paciente do alérgeno e, em certos casos, induzir tolerância a ele. Ou seja, na fase aguda, o tratamento da alergia pode consistir na utilização de corticoides, anti-histamínicos, e outras substâncias, enquanto que na fase crônica o tratamento pode ser feito através da imunoterapia ou com a dessensibilização, injetando os alérgenos em quantidade cada vez maiores por um determinado período.

// PAINÉIS ALÉRGICOS POR IMUNOBLOT

    Confiabilidade e facilidade em um único teste

O diagnóstico sorológico é a arma mais poderosa na determinação da alergia e a EUROIMMUN sem dúvida possui um dos melhores testes, sendo totalmente comparável e compatível aos atualmente conhecidos testes ImmunoCap (6,7), apresentando valores de concordância de até 92% entre os testes, como visto abaixo:

Tabela EUROLINE - EUROIMMUN Brasil

O EUROLINE da EUROIMMUN é um teste sorológico por metodologia de blot que combina facilidade e confiabilidade, além de ser realizado em um processo rápido. Ele não possui contraindicações e prevê inclusive uma vertente futura para o diagnóstico veterinário (kits únicos e exclusivos).

O teste é constituído por uma tira contendo diversas membranas separadas, cada uma com um alérgeno especifico diferente, além de uma membrana adicional com o indicador CCD, que exclui possíveis reações cruzadas. Alguns componentes são comuns a mais de um alérgeno e a banda CCD determina se a reatividade observada é resultante de uma reação com esses componentes.

Painel Tira EUROLINE - EUROIMMUN Brasil

A quantidade de membranas por tira é variável e está em conformidade com as principais alergias existentes, apresentando os alérgenos mais relevantes sempre. A EUROIMMUN possui uma gama enorme de alérgenos testados, validados e padronizados para responder adequadamente às reações com os anticorpos, o que possibilita a detecção de até pequenas concentrações.

As tiras são incubadas com amostras de pacientes sob suspeita em um processo muito simples, que pode ser manual ou automatizado, podendo ser realizado inclusive em clínicas. A tira então passa a apresentar coloração em forma de banda nas membranas em que houve reação com os anticorpos específicos do paciente. Com o auxílio do software exclusivo da EUROIMMUN, o EUROLineScan, é possível quantificar intensidade das bandas obtidas para cada antígeno.


O software é autoexplicativo, flexível e muito fácil de manusear. Ele possibilita a análise de várias tiras de diferentes pacientes simultaneamente, mas também permite a liberação de laudos individuais, se adequando sempre à necessidade.


A quantificação do teste se torna importante quando lembramos que a sensibilidade ao estimulo, ou seja, ao alérgeno, muda ao longo do tempo, podendo desaparecer ou piorar gravemente, além de permitir a avaliação dos riscos de reações mais severas. Os testes por imunoblot permitem a quantificação exata através de resultados em intensidade de bandas. Além disso, uma vez determinada a alergia, o acompanhamento é essencial para manter a saúde e o bem-estar do paciente.

Laudo oficial do software EUROLINEScan - EUROIMMUN Brasil
Laudo oficial do software EUROLINEScan - EUROIMMUN Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário